Apartamento Copan

foto Alessando Guimarães


foto Alessando Guimarães








foto Alessandro Guimarães


foto Alessandro Guimarães



foto Alessandro Guimarães




Os apartamentos do edifício Copan se caracterizam por possuírem a fachada de vidro do piso ao teto, o que proporciona aos ambientes grande iluminação e uma ampla vista para a região central de São Paulo. O projeto de reforma para este apartamento de um quarto prioriza esta sensação de luminosidade e acesso a vista, além da ampliação dos espaços.
Coerente com a opção por fluidez do espaço na cozinha foram realizadas apenas algumas prateleiras em marcenaria para organizar e dar suporte às atividades cotidianas. As cores marcantes do revestimento das placas de madeira ressaltam a lógica espacial própria destes elementos.
A parede que originalmente separava o quarto e a sala foi removida resultando num grande ambiente iluminado. Os vidros translúcidos da porção inferior da fachada foram substituídos por vidros transparentes para total aproveitamento da vista da cidade.
As intervenções se limitaram ao mínimo, em geral procurando recuperar elementos originais como os pisos e fechaduras, ou estabelecendo um diálogo com o projeto original, como na opção por revestir os pisos das áreas molhadas com pastilhas de vidro similares às utilizadas nos brises horizontais que marcam a fachada do edifício.


local
São Paulo, SP
ano
2014
área construída
65m²
arquitetura/autores
Mayra Rodrigues e Régis Sugaya
obra
Construções de A a Z