Calçadas Rua Floriano Peixoto no centro histórico de Itu

A proposta organizou as intervenções em duas fases, com objetivo de dividir o montante de investimentos necessários e permitir avaliação gradual dos impactos da intervenção proposta, a partir da ideia de preservação e valorização da geometria viária (leito carroçável e passeio) tombada pelo Iphan e Condephaat.
Numa primeira fase haveria basicamente mudanças na sinalização e nos usos da via, sem demandar reformas estruturais. A área de circulação de pedestres seria ampliada em alguns trechos através de sinalização de piso por pintura em cor diferenciada, aplicada diretamente sobre o asfalto existente, de elementos para orientação do tráfego de veículos e da definição de espaços de estacionamento.
A segunda fase de implementação do projeto se constituiria na reforma da via com as adaptações necessárias na infraestrutura em função da nova conformação. Esta etapa visou contemplar soluções permanentes aos problemas existentes, envolvendo a substituição dos materiais de pavimentação e revestimento atuais com a utilização de placas de concreto no passeio, que remetiam ao piso original em varvito, e bloco intertravado no leito carroçável mantendo a guia em pedra original que configura a geometria da rua, readequação das infraestruturas de instalações (elétrica e telefonia) com seu enterramento e drenagem urbana com a instalação de grelhas em nível com os piso adjacentes.






















Como parte do desenvolvimento do Plano de Mobilidade para a cidade de Itu, a intervenção na Rua Floriano Peixoto visou conciliar os valores históricos e culturais com as demandas contemporâneas. Situada no coração do centro histórico da cidade, a rua possui geometria viária tombada pelo Iphan e Condephaat, suas edificações originais ao longo dos anos sofreram diversas modificações e desconfigurações que acabaram por descaracterizar a paisagem urbana do centro histórico, restaram poucas construções originais além de sua estrutura viária (leito carroçável e passeio) preservada. Atualmente a rua caracteriza-se por forte atividade comercial e de serviços, alta circulação de pessoas e veículos. O projeto de intervenção para a Rua Floriano Peixoto buscou valorizar todas as características que remetem à sua história, adaptando sua estrutura para dar melhores condições de uso, aumentando a segurança de pedestres e ciclistas, e favorecendo as atividades ali realizadas.

local
Itu, SP
ano
2016
extensão
650m
equipe
Ricardo Corrêa, Juliana de Campos Silva (TC Urbes: Plano de Mobilidade)
Mayra Rodrigues e Régis Sugaya (ÁPORO: Desenho urbano calçadas)
Fernanda Sugimoto, Gabriela Bandeira, Kelly Cristina Fernandes, Henrique Primon, Cibele Claire Teixeira Gonzaga, Natália de São Justo Brito, Bruna Cristina da Silva Santos, Luisa Muller Elias (colaboradores TC Urbes)