Parque do Mirante Piracicaba - concurso | Prêmio Terceiro Lugar

A proposta prevê a construção de novos caminhos elevados, transversais ao sentido principal do parque, possibilitando um acesso mais direto aos mirantes existentes, multiplicando as possibilidades de percursos e de pontos de contato visual entre usuários. Além disso, as estruturas permitem organizar a distribuição de novas redes de iluminação e lógica. No mesmo sentido de estimular e intensificar o uso do parque, propõe-se também a construção de estruturas capazes de suportar programas como lanchonetes e brinquedos para crianças, sobretudo no setor sul do parque. É notável como atualmente a presença de equipamentos e usos no trecho norte, como o Aquário e o NEA, estimulam a presença de visitantes, em oposição às áreas sul menos frequentadas.
Adjacente a uma destas estruturas foi proposta um elevador panorâmico, estrategicamente posicionado no trecho central do parque. Através dele é possível acessar todos os níveis dos caminhos e mirantes, inclusive o dos sanitários existentes a serem reformados, garantindo assim os princípios de acessibilidade universal.
As novas estruturas foram pensadas em perfis metálicos que suportam pisos leves com réguas feitas de composto de madeira e plástico reciclado. A solução pretende minimizar as intervenções no terreno e nas estruturas existentes, facilitando também a montagem que deve ser feita sem prejuízo à vegetação existente. É desejável uma avaliação das espécies arbóreas no sentido de substituição de espécies invasoras por novos exemplares de vegetação nativa, que seriam implantadas em acordo com a disposição espacial das novas estruturas. O guarda-corpo das novas estruturas foi pensado em vidro para favorecer a contemplação da paisagem.
A proposta prevê ainda intervenções nas vias adjacentes no sentido de potencializar atividades ligadas ao parque e promover a instalação de usos comerciais nos imóveis lindeiros. Na rua Maria Manieiro a proposta prevê uma ampliação dos passeios públicos e a construção de escadarias no sentido de facilitar o acesso ao parque. No caso da Av. Maurice Allain, as intervenções pretendem afirmar a incorporação desta área como um espaço do parque. Através da implantação de um piso único, a proposta organiza a interface entre as entradas ao Parque do Engenho e Parque do Mirante, destacando o antigo pórtico existente naquele acesso. A ausência de estruturas permanentes neste espaço sugere a possibilidade de usos eventuais, e alternância entre destinação de área para estacionamento ou até interrupção do tráfego de veículos de acordo com a situação.







publicações

Revista Móbile 04



As intervenções propostas para o Parque do Mirante se estabelecem como estruturas destinadas a dar suporte e potencializar qualidades existentes no Parque do Mirante que são também características marcantes da cidade de Piracicaba, sobretudo no que concerne à relação da cidade com o rio que corta sua área central. A ocupação das margens do rio Piracicaba resulta em situações de convivência harmoniosa entre espaço urbano e elementos naturais, raros nas cidades brasileiras. Assim, o presente trabalho pretende não apenas propor uma melhoria na qualidade dos espaços públicos da cidade, mas contribuir para a reflexão acerca da própria relação entre espaços urbanos e seus rios, tema fundamental às cidades brasileiras.

/acesse aqui a proposta completa/

local
Piracicaba, SP
ano
2014
área da intervenção
70.000,00m²
área construída
1.700,00m²
arquitetura/autores
Mayra Rodrigues
Régis Sugaya