Praças em Limeira

O projeto para a Praça do Centro Comunitário e Campão Kühl, procurou potencializar uma dinâmica de promoção de atividades sociais e comunitárias já existentes no Centro e tão necessárias nessa área da cidade caracterizada pela vulnerabilidade da população que ali reside. Há a presença de duas árvores de grande porte no local, que o projeto não poderia deixar de lado já que caracteriza tanto o lugar. As árvores ganharam grande destaque no projeto, as atividades da praça se desenvolvem ao redor delas. O projeto procurou proporcionar um espaço democrático capaz de envolver todos os tipos de público. Apesar do campo de futebol constituir um equipamento bastante requisitado, houve a preocupação em fornecer outras opções de lazer capazes de conciliar amplo público masculino, feminino, crianças e idosos, possibilitando o envolvimento de todos membros da família nas atividades ali realizadas.


O projeto da Praça Bem Estar está localizado num dos pontos centrais do bairro, próximo ao Hospital, que será o principal equipamento público da região, e ao Calçadão comercial que terá grande fluxo de pessoas. A principal preocupação do projeto foi conciliar os fluxos intensos esperados para o local, com o desejo de acolher pessoas em situação de fragilidade que costumam frequentar o ambiente do hospital. Assim, sem negligenciar os benefícios da dinâmica intensa deste cruzamento, foram propostos espaços mais resguardados de descanso e tranquilidade, com marcante presença de elementos contemplativos como espelho d'água e abundante vegetação.
O projeto do Parque Linear lindeiro a uma ampla calçada e uma ciclovia, pretende criar um ambiente convidativo ao passeio com diversas opções de lazer e atividades ligadas ao bem estar, voltados a todas faixas etárias, com especial atenção a públicos que têm menos autonomia para reivindicar espaços direcionados às suas demandas, como crianças e idosos. Numa das extremidades do parque linear, junto à principal via de circulação, há a Praça Encontro, um espaço mais amplo, propício à reunião de pessoas e ao encontro, com a característica marcante de elementos que proporcionam uma relação lúdica com a água e situações de relaxamento e descontração. A posição desse conjunto em relação ao Bairro da Gente, situado em uma de suas extremidades, fará com que ele seja uma importante área de lazer aberta à cidade com caráter eminentemente público capaz de oferecer qualidade urbana ao entorno.




O projeto para três áreas livres em um novo bairro projetado para a cidade de Limeira trouxe a possibilidade de elaborar soluções para os espaços públicos que visam priorizar a qualidade e a atratividade dos lugares. O projeto foi realizado em um contexto de elaboração coletiva muito positivo, o que permitiu o diálogo entre arquitetos e urbanistas além de outros profissionais dedicados ao desenvolvimento de boas soluções e à construção de um conjunto de propostas complementares para criação de espaços capazes de contemplar todo tipo de público e de demandas por usos distintos.

local
Limeira, SP
ano
2015
área construída
Parque Linear e Praça Encontro: 5.650m²
Praça Bem Estar: 1.250m²
Praça Centro Comunitário e Campão Kühl: 9.700m²
arquitetura/autores
Mayra Rodrigues e Régis Sugaya